Acessibilidade | Universidade Feevale

Acessibilidade

A Universidade Feevale assume a inclusão como identidade em todos os segmentos institucionais, buscando a equidade de condições de acesso, permanência e conclusão de estudos dos discentes com vistas à inclusão, preservando o respeito à diversidade. 

Assim, em consonância com sua missão de “promover a produção do conhecimento, a formação integral das pessoas e a democratização do saber, contribuindo para o desenvolvimento da sociedade” toma o respeito às diferenças e à diversidade humana como propósito institucional, busca identificar em suas práticas cotidianas as potencialidades e vulnerabilidades de cunho social, econômica e cultural, compreendendo ser essa a forma mais adequada de efetivar a inclusão. 

A partir dessa premissa, a Universidade Feevale busca fomentar ações por meio de seu Núcleo de Apoio à Inclusão e Acessibilidade – NAIA - de consolidação que garantam a inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais à vida acadêmica buscando romper as barreiras pedagógicas e físicas vivenciadas por estes acadêmicos.

Com a finalidade de garantir o acesso e a permanência de pessoas com deficiência, visando orientar, analisar e avaliar as condições de acessibilidade na Universidade, conta com o Comitê de Inclusão e Acessibilidade da Universidade Feevale, formado por uma equipe multidisciplinar, responsável por  participar da proposição de políticas que visem ao desenvolvimento da cultura de acessibilidade na instituição, discutir e propor programas de incentivo à inclusão, analisar e propor adequação nas propostas de Projetos Arquitetônicos, visando minimizar barreiras físicas, comunicacionais e atitudinais.

NAIA

A Pró-reitoria de Ensino, por meio do Núcleo de Apoio à Inclusão e Acessibilidade – NAIA, busca articular ações que potencializem o processo de aprendizagem do aluno, compreendendo que a aprendizagem é um processo subjetivo e, também, é um espaço de acompanhamento dos acadêmicos que possam indicar questões diferenciadas de aprendizagem, bem como os acadêmicos com necessidades educacionais especiais, desde o Processo Seletivo do vestibular, até a conclusão de sua trajetória acadêmica. O núcleo ainda desenvolve ações voltadas ao nivelamento dos alunos com defasagem de conteúdo do ensino médio.

Acessibilidade web

O site foi desenvolvido seguindo as recomendações da W3C - World Wide Web Consortium Brasil, e normas de acessibilidade web da e-MAG - Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico.

 

Atalhos


  • Teclando-se Alt + 1 em qualquer página, chega-se diretamente ao menu principal do site.
  • Teclando-se Alt + 2 em qualquer página, chega-se diretamente ao campo de busca interna.
  • Teclando-se Alt + 3 em qualquer página, chega-se diretamente ao conteúdo central.
  • Teclando-se Alt + 4 em qualquer página, chega-se diretamente ao mapa do site.
  • Teclando-se Alt + 5 em qualquer página, realiza-se o logout no Espaço Feevale.
  • Teclando-se Alt + A em qualquer página,  o site será colocado em modo Alto Contraste.
  • Teclando-se Alt + I em qualquer página, o site será direcionado para a página Acessibilidade.
 

Atalhos no MacOS


  • Option + número, tecle simultaneamente Alt + Shift + número.
  • Sendo Firefox no Mac OS, em vez de Alt + Shift + número, tecle simultaneamente Ctrl + Alt + número.


Espaços Virtuais


A Feevale está em constante aprimoramento de tecnologias da informação, prevendo adequações e melhorias de acordo com novas tendências de mercado e recomendações de acessibilidade web.

O site da Feevale é acessível em libras

Banner central - Hugo: tradutor de libras virtual

Tradutor de libras virtual

A Hand Talk traz inovação tecnológica com impacto social para o site da Universidade Feevale através do Hugo, um simpático intérprete em 3D.

Desde agosto de 2019, ao acessar o site, o usuário pode ter tradução simultânea em libras dos textos, com um simples clique no botão de acessibilidade localizado do lado direito (com opção para colocá-lo à esquerda). Após abrir, é só clicar no conteúdo desejado para que o Hugo faça a tradução na língua de sinais.

Além disso, o tradutor passou a realizar a conversão de textos em áudio, permitindo que o usuário ouça ao invés de visualizar os títulos e conteúdos de uma página.

Essa é mais uma maneira de inclusão e acessibilidade da Universidade Feevale.

Compatibilidade


• Google Chrome
• Firefox
• Opera
• Safari
• Microsoft Edge
• Internet Explorer 11

Biblioteca

A Biblioteca da Feevale possui estrutura e recursos para pessoas com deficiência, necessidades específicas e mobilidade reduzida.


Biblioteca do Câmpus I

O Prédio onde a biblioteca está localizada possui elevador com painel em braile, rampas de acesso, banheiros adaptados. O ambiente específico da biblioteca possui porta de entrada automática, rampa, espaço adequado para circulação de cadeirantes entre as estantes, portas e demais mobiliários, balcões de atendimento e consulta acessíveis, estando de acordo com as dimensões referencias de deslocamento, indicadas na NBR 9050 2015.


Biblioteca do Câmpus II

A biblioteca conta com sanitários adaptados. Possui, também, balcões de atendimento de consulta acessíveis. O espaçamento entre estantes do acervo e mobiliário das salas de estudos e de uso comum atendem à norma técnica NBR 9050/2015, com 2% da capacidade total de assentos destinados para pessoas com necessidades específicas. A partir da ampliação do prédio, em 2017, houve uma mudança significativa na sinalização dos pavimentos e dos elevadores, que estão numerados, sequencialmente, por algarismos arábicos. A entrada principal, no térreo, é designada pelo número zero, e os pavimentos acima do térreo por 1, 2, 3, conforme a norma NBR 13994. O elevador possui anunciador de andar com sistema de voz digital.

Biblioteca do Câmpus III


O Prédio onde a biblioteca está localizada possui elevador com painel em braile, rampas de acesso, banheiros adaptados. O ambiente específico da biblioteca possui espaço adequado para circulação de cadeirantes entre as estantes, portas e demais mobiliários, balcões de atendimento e consulta acessíveis, estando de acordo com as dimensões referencias de deslocamento, indicadas na NBR 9050 2015.



Deficiência Visual

 As bibliotecas da Universidade Feevale:
  • possuem acervo para consulta e empréstimo de obras em braile e audiolivros;
  • empréstimo de lupas para facilitar a leitura de livros impressos aos estudantes com  baixa visão;
  • disponibilizam software sintetizador de voz  NVDA instalado em todos os computadores acadêmicos e administrativos; 
  • possuem o  software Pergamum, que disponibiliza o recurso de Auto contraste e a Pesquisa Acessibilidade, possibilitando especificamente aos deficientes visuais, acesso a textos convertidos em formatos para leitura através softwares sintetizadores de voz.
 

Deficiente auditivo

  •  Disponibiliza para consulta e empréstimo de obras em Libras (Língua Brasileira de Sinais).
Banner de topo - Inove

Programa Inove

O Inove tem como foco a disponibilização de vagas e possibilidades para pessoas com deficiência, pensando na permanência e crescimento na Instituição, respeitando as peculiaridades de cada um.

Se você é PCD e tem interesse em trabalhar conosco, envie seu currículo para inove@feevale.br.

 

Atendimento Feevale

Câmpus I

De segunda a sexta-feira, das 7h15min às 22h15min.

Câmpus II

De segunda a sexta-feira, das 8h às 22h15min.
Aos sábados, das 8h às 12h.

Câmpus III

De segunda a sexta-feira, das 9h15min às 11h30min e das 12h30min às 18h.

Retornaremos o seu contato no prazo máximo de 72 horas úteis, a contar do momento de conhecimento do contato, podendo este ser ampliado em situações mais complexas.

Atendimento Feevale

Os atendimentos presenciais realizados no setor Atendimento Feevale de ambos os câmpus podem ser agendados.

Localização: sala 207 – 2º andar
Horário: de segunda a sexta-feira, das 7h15min às 22h15min.
Localização: sala 101 – térreo do prédio Lilás.
Segunda a sexta-feira, das 8h às 22h15min.
Aos sábados, das 8h às 12h.
Localização: sala 003 - pavimento 0 do prédio Sede.
Segunda a sexta-feira, das 9h15min às 11h30min e das 12h30min às 18h.
Verifique os demais setores que disponibilizam o atendimento agendado.