Mestrado Acadêmico em Toxicologia e Análises Toxicológicas | Universidade Feevale

Sobre o curso

O curso de Mestrado Acadêmico em Toxicologia e Análises Toxicológicas é vinculado à área de Farmácia da CAPES e desenvolve estudos avançados que visam soluções para problemas relacionados a interação entre substâncias químicas e diferentes organismos, em variados contextos.

Área de concentração: Toxicologia e Análises Toxicológicas

O eixo central do Mestrado em Toxicologia e Análises Toxicológicas está na investigação dos efeitos adversos decorrentes da interação entre os seres vivos e produtos de origem natural e sintética. Nesse contexto e considerando os múltiplos aspectos biológicos envolvidos na pesquisa toxicológica, o curso tem como foco particular o estudo dos mecanismos e efeitos tóxicos de xenobióticos sobre organismos vivos, bem como a identificação, caracterização e prevenção de danos aos seres humanos decorrentes da interação com substâncias químicas diversas.

Objetivos

  • Formar profissionais de elevada qualificação para a docência e a pesquisa na área da Toxicologia e das Análises Toxicológicas, dando ênfase à articulação com instituições de saúde e empresas da região.
  • Capacitar recursos humanos nas diversas áreas da Toxicologia e das Análises Toxicológicas para atuar na identificação e resolução de problemas relacionados ao uso seguro de substâncias químicas.
  • Aprofundar o conhecimento sobre os mecanismos de ação e os efeitos tóxicos de xenobióticos sobre organismos vivos e seus modelos de estudo, bem como sobre a avaliação e a caracterização da exposição humana a substâncias químicas e às estratégias laboratoriais para seu estudo.
  • Produzir conhecimentos na área de Toxicologia e Análises Toxicológicas que contribuam para a inovação tecnológica, o desenvolvimento do país e para a qualificação dos serviços de saúde.

Público-alvo

Graduados em Farmácia, Biomedicina, Ciências Biológicas, Química, Medicina, Medicina Veterinária e áreas afins.

Banner central - perfil do profissional - Toxicologia e Análises Toxicológicas

Áreas de Atuação e Perfil Profissional

O egresso do curso de Mestrado em Toxicologia e Análises Toxicológicas deverá estar capacitado para:
  • Desenvolver atividades de ensino e pesquisa na área da Toxicologia e das Análises Toxicológicas, interagindo com outras áreas de conhecimento; 
  • Atuar no ambiente acadêmico e profissional como promotor do processo de geração de novos conhecimentos científicos e tecnológicos na área da Toxicologia e das Análises Toxicológicas;
  • Avaliar diferentes aspectos relacionados aos efeitos adversos causados por substâncias químicas, em seus aspectos biológicos e analíticos, particularmente quanto a sua identificação e caracterização, contribuindo de forma relevante para a melhoria da qualidade de vida da população.
  • Empregar o conhecimento científico para solucionar problemas relacionados aos efeitos adversos causados por substâncias químicas, particularmente a saúde humana.

Processo Seletivo

Calendário do processo seletivo complementar para ingresso em 2021/01 
Inscrições pela internet20/01 (quarta-feira) à 04/03/2021 (quinta-feira), até às 22h00
Divulgação dos resultados da 1ª etapa12/03/2021 (sexta-feira), após às 18h
Entrevistas individuais (2ª etapa)16 e 17/03/2021 (terça e quarta-feira)
Divulgação do Resultado Final18/03/2021 (sexta-feira), após às 18h
Matrículas22 a 25/03/2021 (segunda a quinta-feira)
*Cronograma sujeito a alteração.

Editais abertos

Histórico

A demanda por profissionais e pesquisadores de elevada especialização na área da toxicologia, a preocupação e o interesse em investir na formação de recursos humanos em nível de pós-graduação, associada a existência de recursos humanos e materiais de elevada qualificação na área da toxicologia e das análises toxicológicas na Universidade Feevale, levaram à proposição de um curso de Mestrado em Toxicologia e Análises Toxicológicas, cuja proposta foi submetida à avaliação da CAPES no ano de 2015. A recomendação do curso deu-se na 161ª Reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES) da CAPES, ocorrida em dezembro de 2015. O primeiro processo seletivo do curso aconteceu em janeiro de 2016 e as atividades letivas iniciaram em março de 2016.

A Universidade Feevale possui uma trajetória consolidada na área de toxicologia, tendo promovido, nos últimos anos, numerosos eventos científicos, workshops e palestras com pesquisadores internacionais de referência na área da toxicologia e das análises toxicológicas, provenientes de centros de referência internacionais. Além disso, desde 2008, o Laboratório de Análises Toxicológicas da Universidade é provedor de serviços especializados à comunidade regional e nacional, tendo sido responsável pela determinação de cianeto em amostras provenientes das vítimas do incêndio da Boate Kiss, em janeiro de 2013, e tem prestado serviços de monitoramento terapêutico de agentes imunossupressores e anti-infecciosos e análises toxicológicas especializadas para diversos centros médicos e forenses do estado do Rio Grande do Sul e de outros centros do Brasil e exterior. 

Comissão de coordenação

Coordenador: Rafael Linden.

Coordenadora substituta: Marina Venzon Antunes.

Representante docente (titular): Andresa Heemann Betti.

Representante docente (titular): Simone Gasparin Verza.

Representante docente (suplente): Cristiane Bastos de Mattos.

Representante docente (suplente): Magda Susana Perassolo.

Representante discente: Cássia Franciele Rosa da Silva Rocha.

Comissão de Autoavaliação

Representantes docentes: Rafael Linden e Simone Gasparin Verza.

Representante discente: Mariane Tegner.

Representante egresso: Roberta Zilles Hahn.

Representante técnico administrativo: Letícia Marques Kovalski.
 

Atendimento Feevale

Câmpus I

De segunda a sexta-feira, das 7h15min às 22h15min.

Câmpus II

De segunda a sexta-feira, das 8h às 22h15min.
Aos sábados, das 8h às 12h.

Câmpus III

De segunda a sexta-feira, das 9h15min às 11h30min e das 12h30min às 18h.

Retornaremos o seu contato no prazo máximo de 72 horas úteis, a contar do momento de conhecimento do contato, podendo este ser ampliado em situações mais complexas.

Atendimento Feevale

Os atendimentos presenciais realizados no setor Atendimento Feevale de ambos os câmpus podem ser agendados.

Localização: sala 207 – 2º andar
Horário: de segunda a sexta-feira, das 7h15min às 22h15min.
Localização: sala 101 – térreo do prédio Lilás.
Segunda a sexta-feira, das 8h às 22h15min.
Aos sábados, das 8h às 12h.
Localização: sala 003 - pavimento 0 do prédio Sede.
Segunda a sexta-feira, das 9h15min às 11h30min e das 12h30min às 18h.
Verifique os demais setores que disponibilizam o atendimento agendado.